A história em quadrinhos é um gênero de literatura, ao mesmo tempo, icônica e verbal, que contém uma arte de narrativa em imagem acessível mesmo a pessoas que não sabem ler. Seu público abrange tanto crianças como adolescentes e adultos de diferentes níveis socioeconômicos e educacionais. Configura um campo iconográfico rico e vasto.
Os quadrinhos abrangem a invenção de uma história, seu tratamento, sua estruturação e sua organização em vinhetas, a invenção dos diálogos, a caracterização física e moral dos personagens e outros fatores que divertem os alunos e mantêm seu interesse ao ponto de trabalharem sozinhos . A história em quadrinhos permite utilizar diversos recursos, como textos, figuras, onomatopéias, sons, imagens, possibilitando ao autor e ao leitor usufruir desses recursos.
O professor pode enriquecer o trabalho de leitura e escrita de seus alunos, a partir de uma narrativa em quadrinhos. Pode levar os alunos a transformar imagens visuais em textos verbais, por exemplo.
Para Freire (2002, p. 311), “as imagens podem ser variadas, dependendo dos personagens que o autor cria. Os textos, por sua vez, quase sempre complementam as imagens e, via de regra, servem para estabelecer diálogos entre os personagens; mostrar o que um determinado personagem está pensando; introduzir e/ou acompanhar o desenrolar da trama da história, indicando a presença de um narrador; produzir onomatopéias, sons ou ruídos.”
Esse texto pode ser visto no site:www.webeduc.mec.gov.br.
Para mim os quadrinhos são muito importantes porque durante as últimas décadas vem sendo a primeira forma de leitura das crianças quando são alfabetizadas, e é também divertimento para aquelas que ainda nem sequer aprenderam a ler. estas últimas muitas vezes se baseiam nas ilustrações para contar a história e a reinventam outras vezes. É portanto um importante estímulo cognitivo desde o início da aprendizagem.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
viva aos quadrihos!!!!!!
só tenho medo de uma coisa, que ao colocarmos os quadrinhos na escola , a escola tente enquadralo dentro de sua logica..hummm!!!!
gosto de pensar que ler, seja o que for que se leia, deve ser por prazer. Coisa que a escola ainda não entende....
Ps: vou copiar sua ideia das fotos.... amei....
Nota-se que os quadrinhos são marcante na vida das crianças, portanto é importante sua utilização no contexto escolar
Postar um comentário